• Foto do escritorEscola Constructor

Criança Montessori, Adulto mais Feliz

Um estudo publicado em novembro último na Frontiers in Psychology fornece (mais) evidências de que uma educação Montessori pode ser superior aos métodos tradicionais de educação, especialmente no que diz respeito à saúde mental e ao bem-estar psicológico dos alunos, que, sabemos, estão relacionados a maior expectativa de vida, sucesso acadêmico e profissional, além de relações sociais mais positivas.

Pesquisadores recrutaram 1.905 adultos (18-81 anos) dos EUA que frequentaram escolas Montessori ou convencionais e os fizeram completar uma série de questionários de bem-estar. Eles compararam os resultados dos questionários dos adultos que frequentaram escolas Montessori com aqueles que frequentaram escolas convencionais.

Foram encontradas fortes evidências de maior bem-estar psicológico entre adultos que frequentaram escolas Montessori quando crianças. As pessoas que passaram pelo menos dois anos em escola Montessori revelavam índices mais elevados de bem-estar do que as pessoas que nunca foram a uma escola Montessori. E ainda: quanto mais tempo alguém frequentava uma escola Montessori, maior seu nível de bem-estar.

« O estudo é mais um em um corpo crescente de pesquisas sugerindo que a pedagogia Montessori é melhor para os seres humanos do que o modelo comum », diz Lillard, um dos autores. Os autores esperam que sua pesquisa inspire mais pais a se interessarem por modelos educacionais não tradicionais, como Montessori. Repost @tanialeitepediatra