Um estudo publicado em novembro último na Frontiers in Psychology fornece (mais) evidências de que uma educação Montessori pode ser superior aos métodos tradicionais de educação, especialmente no que diz respeito à saúde mental e ao bem-estar psicológico dos alunos, que, sabemos, estão relacionados a maior expectativa de vida, sucesso acadêmico e profissional, além de relações sociais mais positivas.
Pesquisadores recrutaram 1.905 adultos (18-81 anos) dos EUA que frequentaram escolas Montessori ou convencionais e os fizeram completar uma série de questionários de bem-estar. Eles compararam os resultados dos questionários dos adultos que frequentaram escolas Montessori com aqueles que frequentaram escolas convencionais.
Foram encontradas fortes evidências de maior bem-estar psicológico entre adultos que frequentaram escolas Montessori quando crianças. As pessoas que passaram pelo menos dois anos em escola Montessori revelavam índices mais elevados de bem-estar do que as pessoas que nunca foram a uma escola Montessori. E ainda: quanto mais tempo alguém frequentava uma escola Montessori, maior seu nível de bem-estar.
« O estudo é mais um em um corpo crescente de pesquisas sugerindo que a pedagogia Montessori é melhor para os seres humanos do que o modelo comum », diz Lillard, um dos autores. Os autores esperam que sua pesquisa inspire mais pais a se interessarem por modelos educacionais não tradicionais, como Montessori. Repost @tanialeitepediatra
Comments